Resumos de TCC

Veja detalhes do item selecionado.

DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR EM ALUNOS DO 3º AO 5º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: A LUDICIDADE NUMA PERSPECTIVA EDUCACIONAL


Semestre: 2011/1


Professor: Prof. Esp. Fabio Pereira

Acadêmico: Gabriela Freitas de Morais

A presente pesquisa tem como objetivo discutir a metodologia de trabalho de docentes no planejamento e execução de atividades lúdicas direcionadas aos alunos do Ensino Fundamental, assim como, sua percepção sobre a importância destas atividades para o pleno desenvolvimento do educando. Ao longo do estudo abordar-se-á como objeto principal de elucidação, as principais dificuldades encontradas pelos mesmos na oferta destas atividades, suas intenções, o rendimento dos alunos, e, ainda, como a ludicidade pode contribuir para o desenvolvimento dos alunos. Em relação à ludicidade, pode-se perceber que não existe uma idade ideal para a inserção da criança nas mesmas, mas sim, que há uma adequação da sua faixa etária às condições pré-dispostas de desenvolvimento de seu organismo. Por este motivo foi feita uma pesquisa quantitativa do tipo descritiva junto às professoras do 3° ao 5 ano do Ensino Fundamental de uma Unidade Escolar da rede pública de ensino de Aparecida do Rio Doce – Goiás, de janeiro a junho de 2011. A pesquisa corrobora que os docentes reconhecem a importância das aulas com caráter lúdico na formação da criança, entretanto, utilizam-se pouco deste recurso, talvez pelo pouco conhecimento teórico/prático do conteúdo, ou ainda, pela inexistência de uma formação continuada específica ao tema. Como demonstraram os resultados do estudo, os aspectos afetivos, cognitivos e psicomotores são evidentemente desenvolvidos na criança quando ela sente prazer no que está fazendo, desta forma, reconhece-se que as entidades educacionais de governo devem tratar deste tema com mais atenção, estabelecendo meios de formação, qualificação e capacitação dos professores com o objetivo de oferecer às crianças uma formação holística, propiciada pela Psicomotricidade.

 Voltar