Institucional

A Faculdade Almeida Rodrigues - FAR tem por missão:

“Proporcionar um ensino que permita a formação de indivíduos conscientes, comprometidos com o comportamento ético, social, formando profissionais reflexivos com visão multidisciplinar e mais conscientes de seu papel na sociedade”.

A visão da Faculdade Almeida Rodrigues - FAR:


Ser referência educacional de desenvolvimento social e agente na formação profissional sendo reconhecida pela excelência nos serviços educacionais, buscando sempre a racionalização de recursos e a otimização de resultados, comprometida com as transformações do seu tempo.



O Centro de Ensino Superior Almeida Rodrigues Ltda. é uma organização privada que tem como missão atender as necessidades do conhecimento, fornecendo informações e orientações para o desenvolvimento das pessoas e das organizações atuando com Ensino, Pesquisa e Extensão. Mantém a FAR (Faculdade Almeida Rodrigues) e o ISEAR (Instituto Superior de Educação Almeida Rodrigues).

 O percurso histórico dessa Instituição que iniciou suas atividades acadêmicas em 2002 demonstra o crescimento e a qualidade de suas ações. A administração competente e com experiência da educadora Alba de Almeida Rodrigues com 50 anos de dedicação a educação rio-verdense (em 1958 Alba de Almeida Rodrigues inicia sua carreira como Professora no Grupo Escolar César Bastos, em 1968, a Empresária Alba, cria sua Escola de Educação Infantil e em 2002 a Pioneira Alba inaugura a FAR – Faculdade Almeida Rodrigues), ratifica o dinamismo dessa educadora, pois, várias gerações estudaram em uma “Escola Almeida Rodrigues”... várias estudam e muitas outras estudarão.

 Em janeiro de 2002 aconteceu o 1º Processo Seletivo (Vestibular) da FAR para os Cursos de Administração com Habilitação em Gestão de Agronegócios e Administração com Habilitação em Gestão de Sistemas de Informação. No segundo semestre de 2002 cria-se o ISEAR – Instituto Superior de Educação Almeida Rodrigues e realiza-se o 1º Processo Seletivo para os Cursos Normal Superior Licenciatura para Educação Infantil e Normal Superior Licenciatura para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Em janeiro de 2007 os Cursos de Pedagogia – Licenciatura e Direito e em janeiro de 2008 os Cursos Tecnologia em Agronegócios e Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos. Atualmente cerca 700 acadêmicos estão matriculados na Instituição.

 A Faculdade oferece Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu. Em 2003 Metodologia e Didática na Educação Superior; 2006-2008 Gestão Estratégica Empresarial e 2007-2008 Práticas Docentes e Gestão na Educação Básica.

 A FAR/ISEAR oferecem a Rio Verde-GO e cidades circunvizinhas (Santa Helena de Goiás, Santo Antônio da Barra, Acreúna, Aparecida do Rio Doce, Montividiu, Quirinópolis, Maurilândia, Castelândia, Turvelândia, Caçu, Cachoeira Alta, Porteirão, Itarumã e Paranaiguara) os seguintes cursos, todos autorizados pelo MEC.

CURSOS TECNOLÓGICOS

Os Cursos Tecnológicos são uma boa opção para entrar no mercado de trabalho rapidamente. Outros atrativos são o alto índice de empregabilidade e a oportunidade de prestar Concursos Públicos que exigem Ensino Superior.

O MEC reconhece os Cursos Tecnológicos como Ensino Superior (capacita ao graduando continuar seus estudos em Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado), diferentemente dos Cursos Técnicos que são Cursos de Ensino Médio (antigo 2º Grau).

A FAR oferece duas ótimas opções para a sua qualificação profissional, com os Cursos:

Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos (4 semestres de duração com carga horária total de 1680 horas): tem como objetivo garantir a formação de um especialista agente de mudanças, de transformação das empresas, levando-as a novos processos, estratégias e objetivos, trabalhando com as pessoas numa visão interdisciplinar das áreas da organização;

Tecnologia em Agronegócios (6 semestres de duração com carga horária total de 2780 horas): objetiva formar um especialista capaz de gerir e atuar na produção, comercialização, importação, exportação e industrialização de produtos agropecuários além de atuar com eficiência no segmento de produção, distribuição e comercialização dos insumos necessários a atividade agropecuária.

PEDAGOGIA

O profissional de Pedagogia formado pelo ISEAR – Instituto Superior de Educação Almeida Rodrigues tem vários espaços de atuação: Escolas (Docência na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Gestão e Coordenação Pedagógica), Hospitais (oficinas de leitura e recreação), Meios de Comunicação (orientação e revisão didático/pedagógico de programas educativos para TV, vídeos, CD-Roms e softwares educacionais e suplementos em jornais e revistas), Movimentos Sociais (ações educativas), ONG’s (programas e ações educativas) e Empresas (aperfeiçoamento profissional).

A Estrutura do Curso de Pedagogia do ISEAR com 3.280 horas, a integralizar-se em 8 semestres.

Estágio Supervisionado a partir do 3º Período (420 horas), Visitas Técnicas em Espaços Escolares e Não-Escolares (articuladas com a teoria do Curso), Envolvimentos dos Acadêmicos no Planejamento e Execução de Projetos Educacionais (Projetos: Colorindo o Saber da Criança e LER – Leitura na Escola com Recreação), Aulas de Informática no Laboratório (teoria e prática) e Atividades Complementares com Palestras e Seminários com profissionais que se destacam na Educação Nacional, faz o diferencial do Curso de Pedagogia oferecido pelo ISEAR.

DIREITO

Trata-se de um curso com profundo diferencial e capitaneado por um grupo vocacionado pelo ensino. Toda a concepção do Projeto Político Pedagógico contempla a formação de um perfil profissional, qual seja: operador jurídico apto a compreender e integrar ao seu cotidiano jurídico as temáticas concernentes às relações e aos negócios relevando os direitos humanos, a bioética, os problemas inerentes aos direitos difusos e coletivos, bem como às questões ecológicas e ambientais. O Curso apresenta um Projeto inovador, por meio do qual as atividades de ensino, pesquisa e extensão são desenvolvidas desde o 1º período, com foco no mercado de trabalho, interagindo com os ambientes que farão parte de suas rotinas, por meio de visitas técnicas a Tribunais, Fóruns e órgãos dos Poderes Legislativo e Executivo. O Curso de Direito da FAR possui duração de 10 semestres com carga horária total de 4232 horas.

Os acadêmicos do curso poderão, dentre outras possibilidades: participar de programas de extensão, cursos extracurriculares, seminários, debates, entre outros eventos que os especializem em diferentes habilidades da profissão; prestar assistência à sociedade, assessorando as pessoas interessadas na resolução de questões jurídicas, através do laboratório de prática profissional e do escritório jurídico; participar como estagiário credenciado pela instituição em empresas públicas e privadas, complementando as aulas teóricas; desenvolver atividades práticas e de pesquisas temáticas junto às empresas e ao governo; participar dos estágios curriculares obrigatórios junto às Varas Cíveis, Criminais, de Família e Sucessões, Delegacia do Trabalho, INSS, presídios, delegacias e serventias judiciárias e extrajudiciárias, entre outras atividades inovadoras propostas por essa instituição.

ADMINISTRAÇÃO

O Curso de Administração visa à formação do Administrador para atuar nas organizações em geral, no gerenciamento das atividades e dos recursos humanos, materiais e financeiros. A configuração desse profissional tende para as novas estruturas empresariais em ênfase especial à ação empreendedora. O Curso de Administração da FAR tem duração de 8 semestres com carga horária total de 3340 horas.

O Curso de Administração oferece um currículo pleno dinâmico e atualizado para estimular o gosto pela rotina de uma empresa e enfrentar desafios, estimulando a liderança, a sociabilidade, a responsabilidade, a ética, a decisão e a inovação.

Com uma estrutura física moderna e com recursos tecnológicos de ponta, a Instituição proporciona ao corpo docente (ensino) e discente (aprendizagem) condições favoráveis para concretização dos objetivos propostos. Nesse processo de ensino-aprendizagem destacamos: o acervo da Biblioteca que oferece livros, revistas, jornais, DVDs e CDs com um rico referencial teórico; Laboratórios de Informática climatizados; Tecnologia Wirelless (permite conexão a internet entre diferentes pontos sem a necessidade do uso de cabos) e o Auditório com capacidade para 300 pessoas. As atividades práticas complementam o enriquecimento da formação profissional através da Empresa Júnior, do Estágio Supervisionado, do convênio com o Centro de Integração Empresa-Escola, além da oportunidade de seminários, semanas de estudos, visitas, viagens, feiras, exposições e workshops.

A Faculdade Almeida Rodrigues – FAR e o Instituto Superior de Educação Almeida Rodrigues – ISEAR possuem uma equipe de professores qualificados e com experiência no mercado de trabalho, ministrando conteúdos e aplicando uma metodologia que prepara o futuro profissional para enfrentar os desafios encontrados no seu campo de trabalho, tornando-o um profissional comprometido com o auto-aperfeiçoamento profissional.

A metodologia utilizada pelos professores nos diferentes Cursos e Disciplinas fundamenta-se na Pesquisa (produção de conhecimento) através dos Trabalhos de Conclusão de Curso – TCCs, documentados em forma de Monografia (disponível na Biblioteca da Faculdade).

São cursos bem estruturados, profissionais comprometidos com a Instituição, metodologia voltada para investigação, ambiente físico e recursos tecnológicos propícios à aprendizagem e a responsabilidade de formar profissionais competentes capazes de atuar com eficácia no mercado de trabalho, é que fazem o diferencial da FAR/ISEAR oferecendo a sociedade rio-verdense uma educação de qualidade.

 Voltar