Destaques

Veja detalhes do item selecionado.

Aluno de Administração da FAR é um dos finalistas do DESAFIO SEBRAE

Publicado em: 04 de dezembro de 2015

A Faculdade Almeida Rodrigues teve a honra de ser representada pelo aluno LEANDRO DA SILVA BORGES do 6º período de Administração na semifinal do DESAFIO SEBRAE 2015, nosso acadêmico relata abaixo sua experiência, PARABÉNS Leandro seu empenho é nossa conquista:

Meu nome é Leandro da Silva Borges, e sou acadêmico do curso de  Administração de empresas da Faculdade Almeida Rodrigues. Estou cursando o 6° período, e tive a oportunidade de, este ano, nos dias 13,14 e15 de novembro de 2015, participar da semifinal do Desafio Universitário SEBRAE-   etapa Goiás. O desafio é uma competição nacional de caráter educacional, desenvolvida pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e tem por finalidade  estimular e desenvolver atitudes empreendedoras nos participantes.

O SEBRAE, em consonância com sua missão, sua visão e seus valores, objetiva institucionalmente promover atividades de fomento à cultura empreendedora por meio de orientação, capacitação e apoio a novas ideias e iniciativas. Nesse cenário, o SEBRAE lança este Desafio, mediante a oferta de novos produtos e soluções, a fim de mobilizar estudantes e professores universitários em prol da difusão do empreendedorismo e da consolidação de novos negócios.

O Desafio tem por objetivo estimular atitudes empreendedoras e preparar jovens universitários para os desafios do mundo do trabalho, bem como desenvolver nos universitários a capacidade de gerenciar pequenos negócios e as habilidades empreendedoras. Difunde conceitos relacionados a competitividade, gestão, mercado, inovação e empreendedorismo e tem como meta capacitar, desenvolver e aprimorar habilidades corporativas nos estudantes da graduação, de forma interativa, e incentivar a criatividade e as competências relacionadas à tomada de decisão a partir de jogos empresariais, de livre escolha, em ambiente virtual de aprendizagem.

Promover ambiente de aprendizagem para desenvolver competências dos estudantes universitários, a fim de contribuir para o fomento do empreendedorismo no meio acadêmico, estreitar relações institucionais com Instituições de Ensino Superior – IES, reconhecer universitários em atividades que estimulam conhecimento sobre empreendedorismo, tomada de decisões, criação e gestão de negócios e reconhecer professores e IES relacionados aos estudantes universitários inscritos no Desafio.

Como acadêmico do curso de Administração de Empresas , participar do Desafio Universitário de Empreendedorismo (DUE), permitiu agregar uma gama de conhecimentos e uma nova visão do mundo do trabalho. Apesar de ter iniciado o Desafio sem um objetivo claro e específico, diria por curiosidade, ao longo do desenvolvimento das atividades do ambiente virtual, percebi que poderia colocar em prática os ensinamentos de sala de aula.

A cada atividade realizada e a cada desafio ultrapassado, consegui realizar a conexão entre a teoria e a prática, e tive que, de fato, ter um pensamento diferenciado e voltado para a Administração.

A competição aconteceu em cada região do país, afim de que, fosse selecionado quatro participantes que competiriam na final do desafio. Ao todo foram 60.000 participantes a nível nacional, e 2.560 na região de Goiás. Competi então, com toda a região de Goiás e fui selecionado, através da pontuação obtida das atividades desenvolvidas em ambiente virtual, para participar da semi-final do Desafio, que aconteceu no dias 13,14 e 15 de novembro, na cidade de Goiânia-GO. Das 2.560 pessoas, apenas 45 participantes foram classificados para a semi-final. Na classificação para a semi-final, fiquei em 9º lugar.

Durante a caminhada do curso, por vezes é possível ter dúvidas quanto à escolha da profissão. Participar do DUE permitiu que eu tivesse a certeza de que realmente escolhi a profissão certa. Grande parte dessa certeza, devo à FAR (Faculdade Almeida Rodrigues) e aos professores que passaram por nós ao longo dessa caminhada. Percebi que, mesmo competindo com alunos de faculdades como a UFG e a PUC, meus conhecimentos estavam adequados e coerentes com o mercado, não deixando a desejar em nenhum momento.

 Voltar